Home Os Nossos Bebés Criopreservação, o que é?
Criopreservação, o que é?

Actualmente, cada vez mais se tem ouvido falar da Criopreservação. Temas como “células estaminais” e “sangue do cordão umbilical” começam a fazer parte do nosso dia a dia. Uma amiga que comenta, outra que solicitou os serviços, uma publicidade na farmácia, uma notícia no jornal e muitas dúvidas que ficam no ar.

Mas afinal em que consiste e para que serve?

O que são células estaminais?

As células estaminais são células que possuem a capacidade de se poderem transformar em diversos tipos de outras células que constituem o organismo. Estão presentes em todas as fases de desenvolvimento do ser vivo, desde o embrião ao adulto, no entanto as células obtidas nas fases iniciais do desenvolvimento embrionário têm maior capacidade de diferenciação.

Existem diversas fontes de células estaminais (sangue periférico, medula óssea e sangue do cordão umbilical), no entanto estudos provaram que, comparativamente ao transplante de células estaminais provenientes da medula óssea, o transplante das células oriundas do sangue do cordão umbilical possui mais vantagens:

  • O método de recolha é indolor e não invasivo;
  • Não apresenta riscos para o dador;
  • A acessibilidade do transplante é mais fácil;
  • A incidência de doença do transplante vs hospedeiro é de 10% ( enquanto na medula óssea é de 60%);
  • Os custos associados são significativamente menores;
  • A probabilidade de encontrar dador disponível é maior.

 

Quais as vantagens de criopreservar as células do seu bebé?

            a) Protecção para o bebé: Se o seu filho necessitar das células não existe possibilidade de rejeição, sendo estas 100% compatíveis com o próprio dador.

            b) Protecção para a família: A probabilidade das células do seu filho serem compatíveis com familiares directos é bastante superior..

            c) Disponibilidade imediata em caso de necessidade de utilização das células.

            d) Método de recolha simples e completamente indolor para a mãe e bebé.

 

Que aplicações terapêuticas se encontram provadas e em estudo?

São já muitos os casos clínicos de sucesso em que se utilizaram células do cordão umbilical para tratamentos. Estudos feitos em diversos contextos (em que o dador e receptor são a mesma pessoa, ou o dador e receptor são pessoas diferentes ou em contexto experimental - laboratório) demonstraram a sua eficácia para uma panóplia de anemias, síndromas e deficiências, encontrando-se actualmente em investigação os seus efeitos em doenças como Esclerose Múltipla, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Artrite Reumatóide e Diabebes.

Certamente que no futuro a lista de doenças tratáveis com células estaminais do cordão umbilical será bem maior.

Actualmente existe uma grande variedade de boas empresas destinadas à Criopreservação, estando estas empresas dotadas de profissionais especializados e qualificados, enquadrados num contexto de controlo e responsabilidade, assegurando os mais elevados índices de fiabilidade e desempenho técnico-científico.

 

O que deve fazer para poder guardar o sangue do cordão umbilical do seu bebé?

          a) Solicite o Kit de recolha de sangue nas  nossas aulas de Preparação para o Nascimento e certifique-se que fez as análises exigidas (Hepatite B e C, HIV I e II, Sífilis-VDRL- e Citomegalovírus – IgG e IgM).

          b) No dia do parto entregue o seu kit à equipa médica que assistir o parto e sempre que possível informe previamente o seu médico da intenção de recolher o sangue do cordão umbilical.

          c) Após o parto é só contactar a respectiva empresa transportadora para que possam ir buscar o sangue ao hospital.

Nas aulas de preparação para o nascimento, se desejar, desenvolveremos o tema e tentaremos esclarecer todas as dúvidas inerentes.

 

Preparação Pré-Parto

A melhor forma de preparar a recepção de um bebé no seio de uma nova família é estar bem informado, com o coração cheio de Amor, responsabilidade e conhecimento.
Desfrutar da gravidez e dos preparativos para o nascimento pode ser divertido e gratificante. Venha conhecer as nossas aulas de Preparação para o Nascimento.

Recuperação Pós-Parto

Depois do bebé nascer, é muito importante para a recém-mamã ser acompanhada por um profissional que a ajude a recuperar a sua forma física e o seu bem-estar emocional, de modo saudável, e ao mesmo tempo a ajude a responder a dúvidas e questões que podem surgir relativamente ao seu corpo ou ao bebé.

Massagem do Bebé

Assim que vemos um bebé o nosso primeiro impulso é de lhe sorrir e tocar. Os seus olhinhos brilhantes, a maciez da sua pele e o seu típico cheiro doce de quem nasceu para ser amado provoca em nós sentimentos de afecto inimagináveis. Através da Massagem, da troca de gestos, toques e olhares, o Amor fala e comunica. Venha aprender como...