Home Os Nossos Bebés O Sono do Bebé
O sono do bebé

O sono é uma necessidade preciosa quer para o bebé quer para os pais, sendo, numa fase inicial, um tesouro difícil de alcançar. Por vezes o bebé adormecerá de imediato, noutras alturas chorará de cada vez que o quiser deitar.  Nesta etapa de desespero, todas as dicas e sugestões serão bem vindas.

É importante relembrar que o bebé esteve muito tempo envolvido no mundo quente e seguro do ventre da mãe, sendo que poderá levar algum tempo a adaptar-se a este novo mundo muito mais estimulante, cá fora. Por isso um dos principais factores que deverá ter em conta será ajudar o bebé a sentir-se protegido e confortável, criando um ambiente envolto em tranquilidade e segurança.

Que cuidados deveremos ter para proporcionar ao bebé um sono seguro?

- deitar o bebé de barriga para cima (recomendação da Organização Mundial de Saúde);
- nunca fumar perto do bebé, procurando afastá-lo sempre de ambientes de fumo;
- procurar manter o quarto do bebé a uma temperatura correcta (ideal 18º) para evitar o sobreaquecimento, uma vez que o bebé ainda não consegue regular a sua temperatura adequadamente;
- deitar o bebé com os pés junto do fundo do berço, para evitar que ele deslize sob os cobertores e sufoque;
- deixe a cabeça do bebé sempre descoberta;
- evite edredons ou cobertores grossos, para não aquecer demasiado o bebé e fazerem peso;
- não use almofada nem deixe bonecos com pêlo no berço;
- não utilize sacos de água quente nem cobertores eléctricos na cama do bebé;
- limpe e areje o colchão com frequência e assegure-se que não fica nenhum espaço entre o colchão e as grades do berço.
- para a cama do bebé use um lençol ou 1 ou 2 cobertores finos, bem entalados e que não subam acima do peito do bebé.
Muitos pais referem  também o facto do seu bebé ter os sonos trocados. Porque acontece? Por vezes o bebé recém nascido não distingue entre o dia e a noite porque quando estava no ventre materno tinha o seu próprio ritmo e não havia diferenças ou horários. Ensinar o bebé a conciliar o sono não é uma tarefa simples, requerendo muita paciência e perseverança.

Como ajudar o bebé a distinguir o dia da noite?

• Variar de lugar: Ajuda o bebé se ele permanecer em lugares diferentes durante o dia e a noite. Por exemplo: dorme no berço no quarto durante a noite e fora do berço (na alcofa) em qualquer parte da casa, durante o dia.
•  Sons: mesmo que o bebé esteja a dormir, durante o dia não se iniba de fazer os ruídos habituais da casa (rádio, aspirador, conversar...). Ajude-o a associar a noite ao silêncio e ao ambiente mais escuro.
•  Conversas: Durante o dia converse, brinque e estimule o bebé. À noite alimente-o e volte a adormecer.
•  Passeio: O hábito de criar uma rotina de passeio diário ajuda o bebé a lentamente distinguir o dia da noite.

Os antigos diziam que enquanto o bebé está a dormir, está a crescer, e tal facto na altura empírico, não está hoje longe da verdadeira realidade.

O que acontece enquanto o bebé dorme?

- As células do cérebro e do corpo do bebé estão a multiplicar-se e as hormonas de crescimento são estimuladas a agir.
- As calorias do leite convertem-se em energia de crescimento e calor e formam músculos e tecidos.
- O corpo está a produzir glóbulos brancos essenciais para ajudar o sistema imunitário contra as infecções.
- O seu cérebro está muito activo, expandindo e criando novas conexões.

Por isso, desenvolver hábitos de sono saudáveis beneficiará o bebé e toda a família!
Dorme, dorme, meu bebé!

 

 

Preparação Pré-Parto

A melhor forma de preparar a recepção de um bebé no seio de uma nova família é estar bem informado, com o coração cheio de Amor, responsabilidade e conhecimento.
Desfrutar da gravidez e dos preparativos para o nascimento pode ser divertido e gratificante. Venha conhecer as nossas aulas de Preparação para o Nascimento.

Recuperação Pós-Parto

Depois do bebé nascer, é muito importante para a recém-mamã ser acompanhada por um profissional que a ajude a recuperar a sua forma física e o seu bem-estar emocional, de modo saudável, e ao mesmo tempo a ajude a responder a dúvidas e questões que podem surgir relativamente ao seu corpo ou ao bebé.

Massagem do Bebé

Assim que vemos um bebé o nosso primeiro impulso é de lhe sorrir e tocar. Os seus olhinhos brilhantes, a maciez da sua pele e o seu típico cheiro doce de quem nasceu para ser amado provoca em nós sentimentos de afecto inimagináveis. Através da Massagem, da troca de gestos, toques e olhares, o Amor fala e comunica. Venha aprender como...