Home Os Nossos Bebés Recuperar a Forma no Pós-parto
Recuperar a forma no pós-parto

Durante a gravidez o organismo da mãe foi submetido a um conjunto de alterações que transformaram o seu corpo. Tais adaptações implicam que se passem alguns meses até se recuperar o peso, a tonicidade, a forma e condição física e os níveis hormonais anteriores à gravidez. Entretanto, o que podemos fazer para estimular uma adequada recuperação?

Nas primeiras semanas após o parto o corpo ainda está retomar o fôlego da última maratona, sem contar com o facto de ainda nos estarmos a habituar a uma nova rotina dividida entre fraldas, cólicas, sonos por estabilizar e maminhas solicitadas a toda a hora.


Por estes motivos, nesta fase, a mãe deve somente preocupar-se em começar a "despertar o períneo" (ver artigo sobre pavimento pélvico e exercícios) e estar atenta à sua postura, procurando:

- não pegar em nada mais pesado do que o bebé;
- elevar o bebé à sua altura quando está a amamentar (levar o bebé ao peito e não o contrário);
- recorrer a almofadas para apoiar as costas e braços quando está a amamentar; 
- utilizar mobiliário (ex. para trocar as fraldas) que esteja a uma altura adequada para si;

Existem 3 exercícios que podem ser realizados nesta 1ª etapa, mesmo que tenha tido um parto por cesariana:

1- apertar o pavimento pélvico (ver artigo sobre o Pav. Pélvico)

2- inclinações pélvicas ou Básculas:
Deitada com os joelhos dobrados, aperte as nádegas uma contra a outra, tentando elevá-las levemente e ao mesmo tempo contrai a musculatura abdominal de maneira que a sua coluna lombar toque no chão. Mantenha essa contracção por 3 a 5 segundos (conte mentalmente 1,2,3,4,e 5) e relaxe por outros 5 segundos.

3- compressões abdominais:
Encolha a barriga, como se quisesse colar o estômago à coluna. Mantenha a posição durante 5 segundos enquanto respira normalmente. Repita 10 vezes e com o tempo vá aumentando o tempo de compressão
para 10 segundos.

Posteriormente, quatro a seis semanas depois do parto (6 no caso de cesariana) poderão então recorrer às Aulas de Recuperação no Pós Parto, normalmente organizadas por um Fisioterapeuta com habilitações na área da Saúde da Mulher.

Nesses encontros,  num ambiente informal e divertido, trabalhamos o corpo e a mente, assim como partilhamos dicas e estratégias para desfrutarem da melhor forma esta nova etapa do caminho.
São aulas essencialmente práticas, com exercícios adaptados às mães (que serão inicialmente avaliadas), sendo o seu nível de exigência progressivo e personalizado.

Para além dos exercícios físicos, reservamos algumas sessões para relaxamento e massagem (um mimo para a mãe) e massagem do bebé, onde ensinamos os Pais a comunicar através do toque (um mimo para o pai, mãe e bebé).

No Mother & BabyCare incentivamos as mães a dedicar tempo a si próprias para que se possam dedicar com mais Amor aos seus amores.

 

 

Preparação Pré-Parto

A melhor forma de preparar a recepção de um bebé no seio de uma nova família é estar bem informado, com o coração cheio de Amor, responsabilidade e conhecimento.
Desfrutar da gravidez e dos preparativos para o nascimento pode ser divertido e gratificante. Venha conhecer as nossas aulas de Preparação para o Nascimento.

Recuperação Pós-Parto

Depois do bebé nascer, é muito importante para a recém-mamã ser acompanhada por um profissional que a ajude a recuperar a sua forma física e o seu bem-estar emocional, de modo saudável, e ao mesmo tempo a ajude a responder a dúvidas e questões que podem surgir relativamente ao seu corpo ou ao bebé.

Massagem do Bebé

Assim que vemos um bebé o nosso primeiro impulso é de lhe sorrir e tocar. Os seus olhinhos brilhantes, a maciez da sua pele e o seu típico cheiro doce de quem nasceu para ser amado provoca em nós sentimentos de afecto inimagináveis. Através da Massagem, da troca de gestos, toques e olhares, o Amor fala e comunica. Venha aprender como...