Home Os Nossos Bebés Consolo no Choro
Consolo no choro

É comum, a partir das 3 ou 4 semanas e possivelmente até aos 3 ou 4 meses, os bebés terem crises de choro inexplicável e inconsolável de nos deixar de coração apertadinho sem sabermos o que fazer.

Pais e profissionais de saúde "baptizaram" este choro como sendo Cólicas, mas estudos recentes indicam não haver uma causa fisiológica para tal. Sabe-se que tende a piorar em geral ao fim da tarde ou início da noite, começa sem razão aparente sendo difícil acalmar o bebé e o bebé tende a esticar as pernas, arquear o dorso ou ficar vermelho quando chora desta forma.


O que podemos fazer para acalmar o bebé?

Se nem carícias, nem afagos resultarem, poderão tentar:

- a "dança das cólicas" embalando o bebé;
- aplicar uma ligeira pressão na barriga do bebé;
- segurar de barriga para baixo (deitado nos seus joelhos ou apoiado no antebraço)
- aplicar calor na barriga do bebé (ex. aquecer uma toalha no aquecedor ou saco de água quente envolto num pano) ATENÇÃO para não queimar!
- dar um banho (pode acalmar mas em certos bebé agita mais)
- palmadinhas nas costas, com suavidade e ritmo.

T.Berry Brazelton, um famoso psiquiatra, pediatra e professor norte-americano, idealizou uma sequência estruturada de comportamentos, que podemos adquirir perante o bebé, que pode contribuir para o acalmar quando chora. É claro que cada criança é única, e o tempo que leva a sua execução pode variar de bebé para bebé ou talvez nem resulte se o bebé estiver a chorar muito intensamente ou com muita fome. De qualquer forma, da próxima vez que o bebé chorar, não perdemos nada em tentar pôr em prática esta teoria do Sr. Professor Doutor B.

1- Aproxime o seu rosto do bebé, para ele poder vê-lo.

2- Mantenha o contacto visual com o seu bebé e fale com calma. Não é importante o que lhe diz, desde que use com frequência o nome do bebé.

3- Coloque uma das mãos na barriga do bebé, mantendo o contacto visual e o tom de voz suave.

4- Segure com suavidade nos braços do bebé para ele não os agitar.

5- Pegue-o ao colo e embale-o.

6- Enconste-o ao ombro para ele poder olhar à volta.

7- Dê-lhe uma chupeta ou punho ou polegar para ele  chuchar, pois esta é a fonte mais óbvia de conforto para os bebé.


Se nada disto resultar, aceite o choro como forma natural de comunicação do bebé e reze para ele desenvolver a fala o mais depressa possível! Boa-Sorte!

 

Preparação Pré-Parto

A melhor forma de preparar a recepção de um bebé no seio de uma nova família é estar bem informado, com o coração cheio de Amor, responsabilidade e conhecimento.
Desfrutar da gravidez e dos preparativos para o nascimento pode ser divertido e gratificante. Venha conhecer as nossas aulas de Preparação para o Nascimento.

Recuperação Pós-Parto

Depois do bebé nascer, é muito importante para a recém-mamã ser acompanhada por um profissional que a ajude a recuperar a sua forma física e o seu bem-estar emocional, de modo saudável, e ao mesmo tempo a ajude a responder a dúvidas e questões que podem surgir relativamente ao seu corpo ou ao bebé.

Massagem do Bebé

Assim que vemos um bebé o nosso primeiro impulso é de lhe sorrir e tocar. Os seus olhinhos brilhantes, a maciez da sua pele e o seu típico cheiro doce de quem nasceu para ser amado provoca em nós sentimentos de afecto inimagináveis. Através da Massagem, da troca de gestos, toques e olhares, o Amor fala e comunica. Venha aprender como...